Grupo de Estudos da Imprensa em Língua Estrangeira no Brasil

 

O TRANSFOPRESS Brasil é um grupo que pesquisa a imprensa periódica publicada em língua estrangeira no Brasil, tem como sede nacional a Unversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP e congrega pesquisadores de várias instituições, oferecendo às pessoas nele envolvidas um quadro no qual a reflexão sobre a importância desta imprensa pode ser conduzida. 

Desde 2012 o grupo desenvolve pesquisa sobre a imprensa italiana, francesa, alemã, japonesa, armênia, polonesa entre outros idiomas que têm encontrado interesse em pesquisadores de vários estados e mesmo entre estrangeiros que estudam a imprensa alófona publicada em território brasileiro. Provenientes de várias áreas, o objetivo inicial é fazer um extenso levantamento das fontes primárias de forma a recuperar este corpus pouco conhecido. Os resultados iniciais têm sido apresentados em eventos (I Rencontre TRANSFOPRESS - Paris - 2013) e estão sendo organizadas publicações. 

Neste ano de 2014, o Brasil foi escolhido para sediar o II Encontro TRANSFOPRESS que receberá pesquisadores brasileiros e estrangeiros para discutir os avanços de pesquisa. Está em curso um Acordo de Cooperação entre a UNESP e o CHCSC que fomentará a mobilidade docente e discente no âmbito do projeto. 

 

Grupo de Pesquisa do CNPq : Apresentação

For more details about the French Brazilian Press, please visit the following website: http://transfopressbrasil.franca.unesp.br/.

 

Líder(es) do grupo: Valéria dos Santos Guimarães - Tania Regina de Luca

 

 

Contacto: transfopress@uol.com.br

 

 

TRANSFOPRESS BRASIL